terça-feira, 12 de junho de 2012

Benefícios e malefícios das redes sociais


Benefícios

-Proporcionar melhor comunicação com familiares e amigos.
-Estimular maior envolvimento comunitário
-Proporcionar a colaboração mútua e a troca de ideias entre os participantes.
-É um recurso muito bom para otimizar os contatos, os relacionamentos afetivos, sociais e profissionais.
-Maior acesso a diversos tipos de informações, inclusive sobre saúde.
-Algumas empresas utilizam perfis em redes sociais como fonte de infomações sobre candidatos e empregos.


Embora possua muitos aspectos positivos, a Internet em especial as redes sociais também possuem vários aspectos negativos. Um grande problema causado por essas redes é o isolamento social do individuo. Por conta das muitas horas de acesso diário e das varias funções atrativas por elas apresentadas, seus usuários acabam adquirindo um certo vicio que além de tudo, atrapalha no rendimento pessoal e profissional da pessoa.
Entre as redes sociais, as mais populares são o Facebook, o Twitter, o Orkut e o MSN. São nelas também, que ocorrem grande parte dos ultrajes à integridade dos usuários. Conhecido, atualmente, como cyberbullying trata-se de uma pratica com o objetivo de hostilizar e maltratar o próximo por meio de insultos e publicações de fotos constrangedoras em vias eletrônicas, como celulares e computadores.
Não há um perfil especifico para vitimas de cyberbullying, “podendo” ser praticado com amigos, professores, e até mesmo desconhecidos. Nos últimos anos, foram divulgados diversos casos de cyberbullying, em que as vitimas acabaram suicidando-se por não suportarem as ofensas e discriminações sofridas.
Segundo a Revista Nova Escola, em sua Edição Número 233, em Junho de 2010: “Esse tormento permanente que a internet provoca faz com que a criança ou o adolescente humilhados não se sintam mais seguros em lugar algum, em momento algum. [...] Pesquisa feita este ano pela organização não governamental Plan com 5 mil estudantes brasileiros de 10 a 14 anos aponta que 17% já foram vítimas de cyberbullying no mínimo uma vez. Desses, 13% foram insultados pelo celular e os 87% restantes por textos e imagens enviados por e-mail ou via sites de relacionamento.”
Como forma de punição aos agressores, geralmente jovens, o Estatuto da Criança e do Adolescente possui uma clausula em que está escrito que, caso o praticante seja menor de idade, poderá sofrer desde uma advertência até uma internação em centros de recuperação.



Vejam o vídeo a seguir: http://www.youtube.com/watch?v=65gDmn7VlWs

Um comentário: